sexta-feira, 7 de novembro de 2008

metodologia ou tecnologia

Metodologia E Tecnologia no Ensino

Somos desafiados todos os dias com novas tecnologias, como aprende-las? como amplia-las? como compreende-las? como introduzir-las no nosso rol de conteúdo educacional e assim levar o nosso aluno a ter domínio de tantos conhecimentos desafiadores?
Todos os dias me questiono como vou ao mundo do outro e assim encontra-lo, no caso o meu aluno, se ele chega a escola com 10.001, informação. Foi a tv que ele acessou logo cedo, foi a internet que ele possívelmente passou a noite navegando. Agora em sala de aula eu chego com giz e saliva, como competir com aquelas tecnologias que ele acessou por toda a noite anterior?
O meu aluno não chega em sala de aula “desenformado” e aqui ele encontra um professor”emformado”, no sentido de forma, de formatação, de parâmetros, de velhice mesmo. Desde quando os meus avós foram para a sala de aula, que foi assim: língua, saliva e giz. Agora a "coisa"", o mundo, a vida, a educação é totalmente diferenciada, dentro da sala de aula vou encontrar “universos”, e “universos”, quase sempre tem mais o “universo” da escola e o “universo” do professor. O professor pela sua necessidade de tantas salas de aula, para garantir o pão da família, não tem tempo de navegar nas novas tecnologias que surgem constantemente, e em sendo assim o aluno já esta na frente do professor. Agora em sala de aula, os recursos tecnológicos inexistem, e o aluno não tem a menor interesse de ficar ligado na àquela aula, o que fazer,? competir de forma ilegal, é o coitado do professor com o seu conteúdo e sua saliva e seu giz, e o aluno com as diversas informações, que ele no seu dia a dia e noite a noite é concebeu, a aprendizagem dos mundos estão todos a sua disposição é só uma questão de “clicar” em um botão. è só questão de se debruçar sobre, o que te interessa? os conteúdos, as informações, as tecnologias, as “gias”, etc , estão todas à tua disposição, fazer o que, competir, ai nos vamos ter é bem provável um dos motivos de tanta desmotivação, se é que podemos falar assim, As novas tecnologias têm encantado os nossos alunos, de tal forma que o professor, a sala de aula, a escola, a igreja, a família, se tornam completamente desinteressante aos seus olhar. Para o nosso aluno é mais interessante navegar, viajar, adrenalina, quem somos nós como professores, para enfrentar essa nova situação criada contra a educação? Aquilo – tecnologia – na qual botamos tanta fé como instrumento de metodologia, como aliada da educação, tem efeitos colaterais, o que fazer? passo a bola...

Nenhum comentário: